O formato de arquivo XML é uma particularidade exclusiva de Notas Fiscais Eletrônicas Estaduais (ICMS). Para Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço, a Prefeitura não disponibiliza para a Serasa o XML, por isso, não há uma forma de enviarmos desta forma, beleza?! 👍
DANFe - É o documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, uma representação legível e simplificada da Nota Fiscal, usada geralmente durante o transporte das mercadorias. Por não possuir valor fiscal, o DANFe não precisa ser arquivado. Sua informação mais relevante inserida no documento é a chave da nota, composta por 44 números, que identifica unicamente sua NF-e e permitem a consulta do documento e o download do arquivo XML.
Além da função citada acima, o DANFe pode desempenhar outras funções, como a de representar a NF-e em casos de contingência, ou seja, quando o software emissor da nota fiscal não conseguir efetuar a conexão com os serviços da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado do contribuinte. Nesse caso, o DANFe deve ser impresso em um formulário de segurança.
XML - É o arquivo padrão de registro na NF-e, em outras palavras, ele é a Nota Fiscal de fato. Seu layout é padrão em todo o território nacional e obedece aos antigos padrões de escrituração fiscal, com a adição de melhorias que visam um maior controle das transações comerciais. Um arquivo XML depende de programas específicos para serem lidos, e a Receita mesmo disponibiliza um.
De acordo com a legislação vigente a obrigatoriedade do XML é para contribuintes do ICMS/IPI, ou seja, do Estado, com Inscrição Estadual.
Atenção! A Serasa não é contribuinte do Estado e não tem inscrição estadual, sendo assim não é necessário enviar o arquivo XML.
Temos uma boa notícia 🥰 Você pode entrar em contato com a prefeitura, onde efetuará o cadastro e assim será possível extrair o arquivo XML quando necessário.
Estamos baseados na Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, AJUSTE SINIEF 17, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016.