Já não tem mais contrato com a gente, mas recebeu um boleto? Provavelmente é a pro-rata!
Mas caso você siga sem entender o que é, permaneça lendo o artigo, porque iremos explicar! 😊
A Pro Rata é uma cobrança "proporcional a um período" que ocorre quando é realizada alguma alteração e/ou cancelamento do plano, podendo ocorrer nos motivos abaixo:
- Alteração do Ciclo de faturamento
Para essa situação, o cálculo é realizado levando em consideração a data da alteração após a sua solicitação, a quantidade de dias para finalizar o ciclo antigo e a quantidade de dias para o começo do ciclo atual.
- Contrato cancelado um dia após a contratação
Se o contrato foi cancelado nesse cenário, a gente aplica o Valor de Consumo Mínimo (VCM) diário para cálculo da cobrança, ou seja, dividir o VCM pela quantidade de dias que tem o mês que iniciou o ciclo. 😉
- Contrato cancelado no mesmo dia da contratação
Se seu contrato foi cancelado no mesmo dia da contratação, não aplicaremos a pro rata ou o VCM diário! Nesses casos, será faturado sobre a utilização realizada no período que iniciou a contratação e o cancelamento do plano.
- E não menos importante, o caso de cancelamento normal de contrato
Para esse caso, será calculado o proporcional ao período que contempla o início do faturamento até a data de solicitação do cancelamento.
A cobrança é realizada no período de faturamento enquanto seu contrato esteve ATIVO. Se o cancelamento foi efetivado até o 14° dia de seu faturamento, será cobrado de forma residual, porém se o cancelamento foi efetivado a partir do dia 15° dia é cobrado o valor cheio.