Para saber quais são os Balanços/Balancetes aceitos para análise, primeiro você precisa entender a diferença entre Balanço e Balancete, vou te mostrar como é simples:
- O que é um Balanço Patrimonial?
Balanço Patrimonial é um componente contábil destinado a evidenciar, em determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa. É composto por Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
- O que é um Balancete de Verificação?
Balancete de Verificação é um demonstrativo contábil ‘’preliminar / provisório’’ que reúne todas as contas em movimento na empresa. O balancete, pode ser apresentado mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, por exemplo: 31/01/20XX, 31/03/20XX, 30/06/20XX e 31/12/20XX.
Para atualização do balancete é necessário que ele esteja estruturado, ou seja, se os valores totais das contas do Ativo e Passivo estiverem divergentes, essa diferença deve corresponder ao resultado do exercício.
Ativo = Passivo
Receita (-) custos (-) despesas = Lucro/prejuízo do exercício
- O que é considerado documento APTO para análise?
Crítica básica - Demonstrativo apto para análise:
- Balanço Patrimonial
-
Balancete de Verificação (Ativo = Passivo)
- Balancete de Verificação (Ativo ≠ Passivo)
O total do ativo pode estar diferente do passivo, porém é necessário que essa diferença seja o resultado do exercício, para considerarmos um balancete estruturado.
-
Nomenclaturas aptas e não aptas